Dia Mundial da Saúde Bucal

O Dia Mundial da Saúde Bucal (20 de março) criado pela Federação Dentária Internacional tem como objetivo reforçar os benefícios de uma boa higiene bucal. Desde 2007 a data serve como lembrete em diversos países dos impactos e da necessidade de cuidados desde a primeira infância até os idosos.


Além disso, o alerta serve para orientar sobre o papel da saúde bucal e sua influência em ambientes de trabalho e estudos, bem como sua importância na autoestima e confiança. No Brasil, por exemplo, aproximadamente metade das pessoas com mais de 60 anos possuem problemas em toda a arcada dentária.


As doenças mais comuns são:


Cárie - deterioração do dente provocada pela falta de higiene ou quando feita de forma inadequada. As principais causas estão ligadas à ingestão de doces e carboidratos ou por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca.

Lesões bucais e aftas - feridas, inchaços na língua ou lábios que podem ser provocadas por herpes labial, candidíase e próteses dentárias mal ajustadas.

Mau hálito - são diversos motivos que levam a esse problema, entre eles a falta de higiene bucal, ingestão de bebidas alcoólicas, gengivite, menor produção de saliva, doenças como diabetes, doenças no fígado e nos rins. A principal causa encontrada é a placa bacteriana na língua, onde restos de alimentos formam uma camada e espalham o forte odor.

Tártaro - endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.


Gengivite - inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.

Placa bacteriana - camada bacteriana na cavidade bucal. Pode se estabelecer também nas áreas de difícil limpeza, como entre dos dentes, gengiva e dentes localizados no fundo da boca.

Além disso, um fato preocupante está relacionado aos problemas cardíacos. Estima-se que 45% de doenças do coração estão relacionadas às bactérias presentes nas infecções bucais.

Atendimento público x privado

Os dados da odontologia no Brasil mostram que o país tem o maior número de dentistas do mundo, são cerca de 370 mil profissionais de acordo com o Conselho Federal de Odontologia. No entanto, quando comparamos a distribuição destes, percebemos uma disparidade entre os setores. Na rede pública estão apenas 30% deste total, o que provoca um gargalo de atendimentos, demora nas consultas e dificuldade para agendamento de procedimentos mais complexos. A popularização dos planos odontológicos contribui para uma crescente no número de associados, tornando os consultórios particulares o local onde se concentram a maioria dos atendimentos.


Para se ter uma ideia, o IBGE divulgou dados de 2019 que apontam para 189 milhões de consultas ou procedimentos na iniciativa privada, enquanto a rede pública atingiu apenas 40 milhões.


Obter um plano odontológico tornou-se então, a forma mais eficaz e rápida para resolver problemas e prevenir doenças bucais. Por isso, a ViverBem mantém uma oferta ampla e acessível para que você possa encontrar o que melhor se encaixa em sua realidade.


Nossas opções

Plano Ideal - contempla 210 procedimentos entre consultas, exames, urgência e emergência, restaurações, cirurgias e próteses.


Plano Mult Fit - são 218 procedimentos entre radiologia (todos os tipos de radiografias odontológicas, inclusive panorâmicas), prevenção (orientação, polimentos e aplicação de flúor e/ou selantes), periodontia (tratamento de gengiva), endodontia (tratamento de canal), entre outros.


Plano Mult Orto - acesso a 268 procedimentos como endodontia (tratamento de canal), cirurgias, odontopediatria (atendimento especializado para crianças), prótese completa, prótese básica (pino +coroa), ortodontia completa (documentação, instalação e manutenção) e muitos outros.


Plano Mult Estética - neste você poderá realizar até 269 procedimentos entre urgência/emergência, radiologia (todos os tipos de radiografias odontológicas, inclusive panorâmicas), prevenção (orientação, polimentos e aplicação de flúor e/ou selantes), dentística (restaurações).


Plano Dental Júnior - para crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos com atendimento nacional, urgência e emergência, prevenção (limpeza, aplicação de flúor e orientação), periodontia, odontopediatria, entre outros 184 tipos de assistência.


Plano Dente de Leite - suporte até os 7 anos de idade com 183 procedimentos incluídos, entre ortopediatria, urgência e emergência, prevenção, diagnósticos, cirurgias e muitos outros.

Que tal conversar com nossa equipe e iniciar os cuidados regulares com a sua saúde bucal?

Entre em contato pelo 0800 001 202 ou (51) 99236-9234.


Fontes: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde

Público x Privado: qual é o panorama da saúde bucal no Brasil


#saudebucal #diamundialdasaudebucal #carie #viverbemseguros #seguradora #planoodontologico

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo