Novembro Azul: o mês mundial de combate ao câncer de próstata

O Novembro Azul é considerado uma das iniciativas de conscientização mais importantes do mundo. A campanha foi inspirada no movimento australiano Movember (Moustache/November, o Bigode/Novembro). Seu principal objetivo é promover a mudança de comportamento dos homens em relação a consultas médicas e exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Mas o que é câncer de próstata? Próstata é uma glândula que produz 70% do sêmen e está localizada abaixo da bexiga – à frente do reto. A doença é mais comum em homens com mais de 65 anos de idade, por isso é importante que os exames de prevenção sejam iniciados por volta dos 45 anos. Sendo o segundo câncer mais mortal, o câncer de próstata é o sexto câncer incidente em homens. Isso significa que:

  • 1 a cada 6 homens irão ter esse tipo de câncer;

  • um caso é diagnosticado a cada 7,6 minutos;

  • a cada 40 minutos, um homem morre por causa do câncer de próstata.

Na fase inicial, este tipo de câncer não apresenta sintomas, fazendo com que a maioria dos casos sejam detectados em estágio muito avançado, pois os tumores podem levar até 15 anos para atingir 1cm³.

Quais as chances de cura? Assim como o câncer de mama, o de próstata possui chance de cura superior a 90% se for descoberto em fase inicial. Mas para isso é importante manter os cuidados preventivos.

A falta de informação e até o preconceito faz com que o público masculino não realize procedimentos simples, rápidos e indolores que são fundamentais para descobrir a doença. E como detectar os sintomas? A conscientização é um dos desafios da campanha, já que ainda existe preconceito quando falamos sobre o exame de próstata, apesar de ser um dos mais importantes para esse rastreamento. A análise também pode ser feita através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos de pessoas com sintomas sugestivos da doença ou exames periódicos nos grupos de risco. Os exames de toque retal e de sangue avaliam a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) e é recomentado para homens a partir dos 50 anos, ou 45 anos para aqueles com histórico familiar ou afrodescendentes.


Em caso de suspeita da doença alguns sintomas, considere: - Dificuldade de urinar – Diminuição do jato de urina

- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite – Sangue na urina Lembrando que é imprescindível que estes sinais sejam investigados por um médico urologista.

A importância da conscientização: Informação e prevenção são grandes aliadas da nossa saúde, não apenas o diagnóstico do câncer de proposta, mas para o bem-estar no geral. É muito importante estar atento e com todos os exames em dia.

Aqui na ViverBem realizamos uma programação especial para demonstrar nosso apoio ao movimento! Toda a equipe vestiu azul e teve acesso a materiais educativos como fonte de informação, cuidado e promoção de qualidade de vida.


Prevenção é o melhor remédio. Sempre. Fontes:

https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/ https://portaldaurologia.org.br/publico/novembroazul/ https://www.inca.gov.br/noticias/no-novembro-azul-inca-e-ministerio-da-saude-alertam-para-saude-do-homem






24 visualizações0 comentário